Alteração não exige atualização ou qualquer ação dos inscritos no registro. Reforma pretende modernizar o atendimento às famílias, aumentar a segurança e o combate às fraudes.
O Sistema do Cadastro Único (CadÚnico) passa por transformações no próximo mês de março, sendo uma reforma conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
As mudanças no sistema do CadÚnico proporcionarão mais segurança, maior eficiência no enfrentamento a fraudes, melhor integração com outras bases de dados do Governo Federal, além de maior rapidez e aprimoramento nos processos de atualização cadastral e no atendimento ao cidadão.
Essa alteração não exige qualquer atualização ou ação por parte das famílias já registradas, que continuarão acessando normalmente os benefícios. O objetivo é automatizar o preenchimento das informações familiares, minimizar erros e tornar o atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais eficiente.
Antes, a integração de dados poderia levar até dois ou três meses, mas com os novos processos automatizados, essa sincronização será realizada em poucos dias.
Além disso, o sistema atualizado contará com uma plataforma dedicada à gestão de riscos e monitoramento, garantindo mais eficiência e prevenindo fraudes cibernéticas e outras irregularidades.
Com a reforma, quando o operador do Cadastro Único (CadÚnico) insere o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário, o sistema processará automaticamente informações provenientes de diversas bases do Governo Federal, como registros de óbitos e nascimentos, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Receita Federal, Previdência Social, entre outros.
A base de dados passará a ser armazenada pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).
Mudanças no novo portal do CadÚnico:
- Incorporação de informações de nascimentos, óbitos, casamentos e divórcios;
- Integração com a base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), Receita Federal, Previdência Social, Carteira de Identidade Nacional e outros;
- Formulário disponibilizado de forma offline para dispositivos móveis (tablets ou celulares) para a coleta de dados em áreas sem internet, por exemplo;
- Plataforma de capacitação EAD para os operadores e entrevistadores de cadastro em todo o país;
- Sistema de gestão de riscos e monitoramento de fraude;
- Processamento automático dos dados, a partir do CPF.