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CadÚnico: novo portal para gestores vai entrar em vigor a partir de março de 2025

Alteração não exige atualização ou qualquer ação dos inscritos no registro. Reforma pretende modernizar o atendimento às famílias, aumentar a segurança e o combate às fraudes.

O Sistema do Cadastro Único (CadÚnico) passa por transformações no próximo mês de março, sendo uma reforma conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). 

As mudanças no sistema do CadÚnico proporcionarão mais segurança, maior eficiência no enfrentamento a fraudes, melhor integração com outras bases de dados do Governo Federal, além de maior rapidez e aprimoramento nos processos de atualização cadastral e no atendimento ao cidadão. 

Essa alteração não exige qualquer atualização ou ação por parte das famílias já registradas, que continuarão acessando normalmente os benefícios. O objetivo é automatizar o preenchimento das informações familiares, minimizar erros e tornar o atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais eficiente.

Antes, a integração de dados poderia levar até dois ou três meses, mas com os novos processos automatizados, essa sincronização será realizada em poucos dias

Além disso, o sistema atualizado contará com uma plataforma dedicada à gestão de riscos e monitoramento, garantindo mais eficiência e prevenindo fraudes cibernéticas e outras irregularidades.

Com a reforma, quando o operador do Cadastro Único (CadÚnico) insere o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário, o sistema processará automaticamente informações provenientes de diversas bases do Governo Federal, como registros de óbitos e nascimentos, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Receita Federal, Previdência Social, entre outros.

A base de dados passará a ser armazenada pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência  Social (Dataprev).

Mudanças no novo portal do CadÚnico:

  • Incorporação de informações de nascimentos, óbitos, casamentos e divórcios;
  • Integração com a base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), Receita Federal, Previdência Social, Carteira de Identidade Nacional e outros;
  • Formulário disponibilizado de forma offline para dispositivos móveis (tablets ou celulares) para a coleta de dados em áreas sem internet, por exemplo;
  • Plataforma de capacitação EAD para os operadores e entrevistadores de cadastro em todo o país; 
  • Sistema de gestão de riscos e monitoramento de fraude;
  • Processamento automático dos dados, a partir do CPF.